
Recuo da inflação em 2025 pode impulsionar pequenos negócios
Pela quarta semana consecutiva, analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central para a elaboração do Boletim Focus apontam que haverá...
Muitos brasileiros sonham em abrir um negócio, mas acabam ficando na dúvida sobre o que abrir. Quando vamos analisar quais os tipos de negócio existentes e quais podemos abrir, a verdade é que parece que já existe todo tipo de negócio funcionando e abrir só mais pode te colocar em uma concorrência desleal.
Normalmente, se procurarmos especialistas para dar dicas do que podemos abrir, a maioria deles sugere para pesar fora da caixa, desenvolver produtos customizados, personalizados e diversificados, se adaptando a novas realidades e tendências.
Entretanto, pensar no que não existe, em algo diferente daquilo que vemos por aí, é realmente algo bem difícil, especialmente porque parece que já fizeram de tudo. Mas, a boa notícia é que o mercado também muda conforme a sociedade avança e novas tendências e negócios são criados.
Caso você esteja pensando em abrir um novo negócio, mas não faz ideia de que tipo de negócio começar, e gostaria de algo bem diferente e muito promissor, então você está no lugar certo. Analisamos tendências de mercado do mundo todo para trazer 8 oportunidades de negócio que ainda não existem no Brasil.
1. Plataformas de saúde mental online
A saúde mental vem ganhando cada vez mais espaço, e com a tecnologia a nosso favor, agora podemos realizar terapias e fazer consultar totalmente online. Assim, desenvolver plataformas que conecte profissionais de saúde mental a pacientes em busca de atendimento tem grande potencial, além de democratizar os cuidados com a saúde mental.
2. Moda sem gênero
A identidade de gênero é assunto frequente das novas gerações, o que acaba trazendo novas oportunidades para quem deseja trazer esse assunto para o mundo dos negócios.
Uma tática cada vez mais usada em outros países é com relação à criação de produtos, como linha de roupas que desafie os padrões tradicionais, propondo peças que qualquer pessoa possa usar, independente de rótulos sobre gênero.
Esse é um mercado pouco explorado, mas bem interessante de se trabalhar, especialmente por focar em temas das novas gerações. Criar produtos que não possuem gêneros, lojas e estabelecimentos que não separam masculino e feminino pode ganhar muito a atenção, inclusive grandes marcas já estão trabalhando com essa linha de pensamento.
3. Buy one, give one
Buy one, give one diz respeito a uma ideia que tem se popularizado fortemente nos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos. A ideia aqui é promover uma iniciativa solidaria, onde, para cada produto vendido, outro seja doado para quem necessita.
Além de ser um modelo de negócio rentável, acaba promovendo a responsabilidade social, e para as empresas o engajamento dos consumidores tanto com o próprio negócio, como em causas humanitárias.
4. Lojas 100% automatizadas
Cada vez mais, as pessoas estão optando por entrarem nas lojas sozinhos, escolherem o que querem irem pagar e não ter que lidar ou dar satisfação para ninguém. Esse é um conceito extremamente inovador e popular em países mais desenvolvidos.
A ideia é não ter vendedores, caixas ou mesmo dinheiro, onde os clientes simplesmente pegam o que querem (sendo monitorados por câmera), vão a um caixa automatizado ou em um aplicativo e realizam o pagamento.
5. Assistente virtual para pequenas empresas
Com a inteligência artificial ao nosso alcance, os serviços administrativos estão se tornando automatizados, no entanto, pequenas empresas deverão ser uma das últimas a automatizar esse processo.
Dessa maneira, desenvolver assistentes virtuais focados em pequenas empresas e com baixo custo, pode significar uma grande fatia do mercado. Especialmente porque 7 entre 10 empresas no Brasil são de Microempreendedores Individuais (MEIs).
6. Escape rooms
O mercado de escape rooms está começando a se desenvolver no Brasil, mas ainda com muito espaço para se trabalhar. O conceito aqui é transformar espaços físicos em aventuras imersivas de fuga, onde os participantes solucionam enigmas para escapar de cenários elaborados.
Esse tipo de entretenimento já é absolutamente popular em vários países, e nos locais onde se aplicam esse conceito, tem gerado muito retorno, prometendo ser um grande sucesso no Brasil.
7. Bares temáticos
Outro mercado que está começando a ganhar espaço no Brasil são os bares e restaurantes temáticos. Em São Paulo é onde vemos mais desses estabelecimentos temáticos, mas esse é um conceito que tem potencial para se espalhar por todo o país.
Existem bares e hamburguerias baseados em filmes de bruxos, bares vikings que além de comidas e bebidas diferenciadas, oferecem atividades especiais, como arco e flecha. Esse mercado tem grande potencial no país.
8. Locação de motorhomes
Um mercado que está desesperado para começar a operar no país, mas acaba demandando um investimento maior, é o de locação de motorhomes. O conceito já é popular em vários países, mas ainda não se desenvolveu no Brasil.
A ideia de desfrutar de aventuras inesquecíveis e ter a liberdade de explorar destinos com conforto em uma “casa ambulante”, tem muito potencial no nosso país, mas é um mercado que basicamente ainda não foi trabalhado.
Fonte: Contábeis
Pela quarta semana consecutiva, analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central para a elaboração do Boletim Focus apontam que haverá...
Empregadores devem ficar atentos ao novo prazo para inclusão dos fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho, por meio do Gerenciamento de Riscos...
A Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação...
Segurados da Previdência Social que adotarem crianças de até 12 anos têm direito ao salário-maternidade, benefício pago por...