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O Halloween está fora do radar da maior parte dos empreendedores brasileiros neste ano. Segundo pesquisa realizada pela Serasa Experian para entender o planejamento dos donos de negócios para a data, 79% não planejam nenhuma ação para aproveitar o Dia das Bruxas.
De acordo com o levantamento, que contou com a participação de 531 respondentes (dos quais 88% são PMEs), mesmo entre o percentual de negócios que pretendem realizar ações especiais para a data, mais da metade (51%) aponta que os principais desafios são o foco em outras ocasiões mais relevantes para a empresa e o baixo interesse dos clientes.
O direcionamento para outras celebrações acontece em um período marcado por datas como o Dia das Crianças, celebrado antes do Halloween, no dia 12 de outubro, o Dia dos Solteiros, também conhecido como 11.11, e a Black Friday, que neste ano acontece no dia 28 de novembro.
Entre os empreendedores que planejam aproveitar o dia 31 de outubro, a expectativa é de um aumento entre 10% e 20% nas vendas. Entre os canais de venda e comunicação mais importantes para empresas, os destaques são as redes sociais, mencionadas por 40% dos respondentes, seguidas pela loja física, foco de 33%.
Para Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, apesar das empresas que aderem ao Halloween como parte da estratégia de vendas serem minoria, os empreendedores estão cada vez mais atentos a novas formas e canais de atrair clientes. “Esse movimento evidencia uma maior maturidade na forma como as PMEs planejam suas ações comerciais e quais seus desafios nessa jornada”, afirma.
O estudo contou com 47% dos respondentes com atuação no setor de serviços, 40% no comércio e 13% na indústria. Regionalmente, 44% estão no Sudeste, 20% no Sul, 17% no Nordeste, 10% no Norte e 9% no Centro-Oeste.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
 
                        
                                               
                        
                        
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