Carregando...

A importância da auditoria para o sucesso decisório das empresas

  • Postada em : 03/04/2024


imagen

A prática da auditoria independente, também conhecida como auditoria das demonstrações contábeis ou auditoria externa, é essencial para os interessados nos desempenhos das empresas, sejam eles investidores, credores em geral, clientes, empregados, para poderem decidir com segurança sobre o que desejam fazer.

A importância da auditoria para o sucesso decisório das empresasArtigo, Antônio Miguel Fernandes
03/04/2024 às 14h03Por: Ricardo de FreitasFonte: RedaçãoCompartilhe:A importância da auditoria para o sucesso decisório das empresas    A importância da auditoria para o sucesso decisório das empresas
A prática da auditoria independente, também conhecida como auditoria das demonstrações contábeis ou auditoria externa, é essencial para os interessados nos desempenhos das empresas, sejam eles investidores, credores em geral, clientes, empregados, para poderem decidir com segurança sobre o que desejam fazer.

Continua após a publicidade

Para assumir essa responsabilidade, vale entender que a auditoria independente é uma especialidade da atividade contábil superior e, logicamente, por força da legislação de regência profissional (Decreto Lei nº 9.295/1946 e normatização complementar emitida pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade), só pode ser exercida pelo Contador.

O trabalho realizado pelo Auditor Independente consiste no final das análises, com a emissão de um relatório contendo a opinião sobre o conjunto das demonstrações contábeis da empresa que o contratou para se manifestar se elas observaram integralmente, parcialmente ou não observaram as normas e os princípios contábeis brasileiros e internacionais. Também, se a administração da empresa na condução dos negócios cumpriu a legislação que está submetida, seja ela empresarial, tributária ou do segmento que atua (subordinada à normatização e fiscalização de uma agência reguladora, por exemplo: operadoras de saúde devem seguir o determinado pela Agência Nacional da Saúde Suplementar - ANS).

No caso do Auditor Independente, por possuir fé pública, ele assume responsabilidades de natureza civil e penal. A opinião, dependendo do tipo de sociedade que audita, será publicada em jornal de grande circulação e em outras mídias junto com as demonstrações contábeis examinadas (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração do Fluxo de Caixa e as Notas Explicativas) e o relatório da Administração.

Por ter fé pública, as pessoas decidem em comprar ou vender as participações societárias, bem como instituições financeiras analisam a capacidade de crédito, de acordo com os riscos envolvidos, para conceder ou não conceder financiamentos.

Essa é uma pequena fotografia da importância da auditoria Independente que ao longo dos tempos têm comprovado a relevância para o mundo dos negócios.

*Antônio Miguel é professor de Auditoria do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio

*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica, que se dedica às ciências sociais. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos.

 

Fonte: Jornal Contábil

Voltar

Solicite uma Proposta, visita ou agende uma reunião!

Últimas Notícias